Unhas encravadas, saiba como previnir e fazer tratamentos adequados

unhas-encravadas Cortesia - Valeria Boltneva - pexels

As unhas encravadas é uma grande dor de cabeça para muita gente, elas não acontecem apenas com os dedos dos pés, mas a grande maioria dos casos registrados estão ligados sim aos dedos dos pés, o seu aparecimento esta muitas vezes ligado a tipo, a qualidade dos sapatos mais ou menos confortáveis para os dedos e consequentemente para os pés.

 

Como pode aparecer uma unha encravada?

Unhas encravadas são formadas quando camadas densas de células queratinizadas empurram a superfície do dedo de forma desorientada, os efeitos ondulados nas unhas correspondem a sulcos da pele debaixo das unhas e estes ajudam a manter as unhas no lugar.

 

Quando os formatos das unhas mudam, os sulcos que prendem as unhas no lugar podem perder consistência ou ligação as unhas, Isso pode fazer com que a unha cresça desorientadamente para os lados ou os cantos da pele, e quando isso acontece estamos presentes a casos de unhas encravadas.

 

Possíveis causas para unhas encravadas

Infecção por fungos
Crescimento acelerado ou desacelerado
Corte inadequado das unhas
O roer as unhas

 

Possivel infecção causada pela infecção das unhas encravadas

Paroníquia é uma infecção nos tecidos a volta das unhas ou unha, na maioria dos casos o dedo é infectado por Staphylococcus aureus, uma bactéria staph comum, ou pelo fungo candida.
As infecções causadas por estas bactérias podem progredir para abcessos dolorosos e completos, sem tratamento adequado essa mesma infecção pode persistir existindo o risco de infecções mais graves com a possibilidade da perda permanente da unha em causa.

 

Auto tratamento

A menos que seja diabético ou tenha uma condição médica especial, poderá em alguns casos tratar com sucesso o caso de uma unha encravada em casa utilizando alguns métodos.

 

  • Com os pés dentro de uma bacia com água morna, vá aplicando compressas mornas sobre a parte infectada do seu dedo, lave com sabão natural entre 10 a 20 minutos durante 3 vezes ao dia.
  • Faça uso de cremes antibiótico ou antifúngico nas zonas infectadas.
  • Mantenha a zona infectada coberta com ligaduras esterilizadas ou apropriadas para o efeito.

Intervenção médica

Quando uma unha encravada causa uma infecção grave, particularmente um abcesso, deverá imediatamente visitar um médico e seguir as instruções por ele recomendadas.

 

Apoio de algodão entre a unha e a pele inflamada ou infectada
Pode o seu médico erguer a unha com cuidado e inserir uma pequena porção de algodão medicado entre a unha e a pele inflamada, Isso pode aliviar a dor e permitir que a unha cresça adequadamente.

 

Drenagem do abcesso

Nos casos em que a unha encravada se transforma em abscesso, o médico poderá recorrer a uma drenagem do mesmo, se a mesma drenagem for de caracter significativo o médico poderá recorrer a uma gaze, ou pavio na incisão de modo que a drenagem seja continua durante alguns dias.

 

Tratamento cirúrgica

As unhas encravadas raramente requerem tratamento cirúrgico, no entanto, se uma unha encravada não tiver tratamento adequado ou se auto curar-se naturalmente, poderá precisar de uma cirurgia médica.

 

Geralmente é usado um procedimento chamado avulsão da unha. Isso envolve a remoção de uma parte da unha para permitir que a área infectada seja drenada e curada.