O que fazer para se tornar uma pessoa de sucesso

Sucesso

Actualmente todos buscamos pelo sucesso quer na vida material, quer na vida profissional e pessoal, mas a grande questão é, o que é o sucesso?

 

Na realidade esta é uma pergunta de reflexão, porque n pessoas poderiam responder esta pergunta de forma diferente.

É frequente depararmos com conteúdos espalhados na internet como: filmes, video palestras, artigos mostrando passo a passo como chegar ao sucesso, mas será que o sucesso é como receita de bolo que seguindo os passos teremos o bolo desejado?

 

O que é o sucesso

Segundo o escritor  Deepak Chopra o sucesso pode ser definido como sendo um crescimento contínuo da felicidade e a realização progressiva de metas dignas, ou seja, é a capacidade de transformar facilmente os desejos em realidade.

 

O sucesso pode ser associado ao poder da decisão e a força de vontade porque individualmente temos que direccionar a nossa intuição com o objectivo de construir bases necessárias para atingir as metas.

 

Para atingir a mesma, é necessário ter um profundo conhecimento de nós mesmos, a partir disso podemos dizer aonde queremos chegar e traçar planos para as conquistar e por fim ter uma vida plena.

 

Como podemos caracterizar o sucesso

O sucesso pode ser caracterizado desde os mais simples até os mais composto. Ao acordar saudável e ter a meta do dia alcançado no final da tarde é um sucesso porque nem todos conseguiram manter-se de pé.

 

O mesmo é algo subjectivo e que cada um tem a sua forma de o medir, mas o mais aconselhável é valoriza-lo em todas as etapas da vida, desde pequenas realizações até as grandes, visto que, é muito difícil ir em busca de novas realizações se não sabermos aproveitar as pequenas conquistas.

 

Para todo projecto crescer é preciso inspiração sobre casos de sucesso. Entender as decisões tomada pelas pessoas que começaram como nós, nos ajudará muito a trilhar o mesmo caminho. Essas decisões são capazes de mudar o mercado, comportamento de pessoas, ou seja, atingir o objectivo desejado.

exemplos…

 

  1. Liliana Ferrarese, sócia, fundadora da empresa: Sampa Housing: aluguer de apartamentos mobiliados para estrangeiros.

“A Sampa Housing é uma ‘plataforma digital humanizada’ que disponibiliza serviços online de locação de apartamentos mobiliados, em diferentes locais, por períodos diversos, de forma ágil e desburocratizada”, resume Liliana Ferrarese.

 

A Liliana é uma mulher que viajava muito e devido a esta situação ela teve muito gasto em hotéis e não só. Mas quando decidiu permanecer no Brasil, na conversa com os amigos do exterior ela percebeu que os seus amigos estão a passar por aquilo que ela passou quando viaja, com isso a mesma viu uma oportunidade de empreender. Isso nos remete a ideia que devemos ficar sempre atento nas oportunidades de negócio porque da maioria das vezes elas vêm de onde menos se espera.

 

  1. Bill Gates fundador da  Microsoft

Bill Gates vinha de uma família prestigiosa e também estudava na melhor universidade, mas ele sabia o que queria então resolveu deixar os cursos de Matemática e Direito no terceiro ano, para dedicar-se à Microsoft. Actualmente o Bill é considerado um dos homens mais bem sucedidos do mundo, isto porque, ele foi a luta do sonho e acreditou nele e acima de tudo foi persistente dedicando todo o seu tempo naquilo.

 

Marco Final

Em suma podemos afirmar que o sucesso assume diversas vertentes e que está sujeito a mudanças constantes,  visto que, com o passar do tempo o seu significado vai se diferenciando, isto é, o que é o sucesso hoje para mim não será o mesmo amanhã devido aos obstáculos e superações que vamos encontrando ao longo da caminhada.

 

 

 

Estudante Universitária na área de ciências e económica empresarial pela Universidade Lusíadas de São Tomé e Príncipe, gosto de novos desafios e a aprendizagem constante é um deles.