Literacia Financeira em São Tomé e Príncipe

O Conceito de Literacia Financeira em São Tomé e Príncipe, é uma das ferramentas que todos deveríamos ter, e umas das qualidades que iria ajudar imenso no dia a dia.   É também de forma muito ativa que se nota a falta do conceito de literacia financeira na nossa sociedade, uma sociedade que nos dias de hoje é maioritariamente composto por jovens que na sua grande maioria vão trilhando os primeiros passos na vida ativa laboral e são afetados por esse fenômeno invisível mas bem presentes nas suas vidas.
O conceito da Literacia Financeira ajuda-nos a melhorar na gerência do que auferimos a nível salarial para que tenhamos uma ampla visão sobre a gestão dos nossos recursos financeiros.
Visto que o salário por vezes não  chega a suprir as necessidades básicas como é o casso de alimentação, habitação e vestuário. Este conceito beneficia muitíssimo a sociedade no que refere ao planejamento  dos bens que adquirimos.   O planejamento financeiro consiste em criarmos uma lista das despesas mensais e dividi-las por prioridades sem esquecermos das eventualidades que possam surgir.  

O que é o Conceito de Literacia Financeira

Um dos desígnio extremamente importante na construção dos modelos das sociedades modernas é a educação. Pelo que atualmente ela encontra-se afiliada ao desenvolvimento econômico, social e do conhecimento.   A aprendizagem permite que tornemos mais participantes na cidadania ativa, no desenvolvimento individual e por conseguinte irá refletir uma maior inclusão social.   Apenas buscando o saber e o conhecimento será possível estarmos preparados para os desafios encontrados na sociedade atualmente.   O conceito de literacia financeira é uma habilidade financeira que nos permite gerir o que auferimos com o nosso salário. Está importante ferramenta desempenha um papel central na criação de riqueza econômica.  

Como podemos aplicar o conceito da literacia financeira na nossa sociedade

Aplicar o conceito de Literacia Financeira na nossa sociedade é tomarmos decisões eficazes em diversos contextos financeiros, para que possamos melhorar o nosso bem estar na sociedade. Várias são as despesas que temos para cobrir todos os meses, mas precisamos: _Discernir sobre as diversas escolhas financeiras; _Discutir assuntos financeiros sem qualquer desconforto; _ Planear o futuro em termos financeiros; _Responder de forma competente aos acontecimentos do dia dia e que reflete nas decisões financeiras.  

Quais os benefícios da Literacia Financeira

  • No caso do país ela permite que tenha uma sustentabilidade econômica e  esteja preparado para eventuais crises;
  • Ajuda-nos a tomar decisões mais acertadas em vários assuntos que envolve a nossa área financeira;
  • Podemos controlar melhor o nosso dinheiro e também evitar fazer dividas desnecessárias;
  • Muda o nosso comportamento financeiro quando a questão é comprar;

Conclusão

É importante que saibamos gerir o que auferimos com o salário perante essa sociedade em construção. Uma vez que os recursos disponíveis são escassos.  
Estudante Universitário na área de Ciências Econômicas Empresariais da Universidade Lusíadas de São Tomé e Príncipe, Otimista e visionário, vê empreendedorismo como a fonte de desenvolvimento, crer que o melhor é inovar.