Hábitos estranhos dos gatos que lhe vão surpreender em 2018

Hábitos estranhos dos gatos Cortesia - Nirzar Pangarkar - unsplash

Ultima actualização em 19-Abril-2018

Os gatos são criaturas especiais, conviver com eles as vezes deixa-nos intrigados devido alguns comportamentos que os mesmos têm, ate certo ponto percebemos que os hábitos estranhos dos gatos em comparação com outros animais de estimação são completamente diferentes e as vezes  vemos diante de nós comportamentos que podem ser um sinal ou indicação de algo que não estamos à espera.

 

Os gatos podem e fazem xixi em pertences pessoais dos seus donos

Se vermos bem grande parte dos animais fazem a marcação de território urinando em algo que permita o reconhecimento desse lugar ou objecto mais tarde, e nada melhor do que o seu próprio xixi ou cheiro, os hábitos estranhos dos gatos quase que não passam despercebidos porque na maioria das vezes o fazem em objectos pessoais ou em algum lugar da casa que rapidamente damos conta.

 

Fazem isso de modo a se sentirem mais familiarizados com o próprio ambiente em que eles estão inseridos, isso ajuda com que os eu animal se alivie do stress, e se sinta em casa, aliais nada melhor que o próprio cheiro ou xixi para certificar que esse lugar já tem dono.

 

Portanto da próxima vez que o seu animal urinar em algum canto la em casa, ou em algum pertence seu, lembre-se que é tudo em prol do alívio do stress e de se sentir em casa para o seu animal.

 

O esfregar ou friccionar em objetos ou em seus donos

Os gatos muitas vezes gostam de se esfregar em objetos ou em seu dono, esse é um dos hábitos estranhos dos gatos que mais é mais notado, eles procuram muito pelo calor humano ou de carinho e a forma como o fazem quase sempre é se esfregarem diante dos seus donos.

 

As vezes entendemos como falta de afeto para com o animal e normalmente acolhemos o animal dando afeto, ao fazerem isso geralmente transferem o seu cheiro como forma de garantir  atenção e na hora da refeição conseguem reconhecer esse mesmo cheiro o que lhes traz mais segurança e confiança quando alimentados pelos seus donos.

 

O Arranhar

Eles gostam de arranhar superfícies, sofás etc, fazem isso normalmente porque precisam de afiar as suas unhas ou garras, e ao mesmo tempo também deixam depositado o seu odor, eles não gostam de odores estranhos e normalmente substituem esses odores com os seus odores.

 

Certamente já reparou que os gatos estão sempre arranhando lugares como contos do sofá, os pés das mesas ou cadeiras, são lugares mais susceptíveis de terem cheiros estranhos, por exemplo dos nossos convidados, dos sapatos que estão constantemente na rua, o guarda-chuva etc.

 

O Miar dos gatos

Alguns acreditam que é uma forma de comunicação dos gatos com os seus donos, varias vezes reparamos que os filhotes dos gatos fazem isso constantemente para os seus progenitores como sinal de chamamento para a falta de alguma necessidade que o gatinho possa ter.

 

Nos podemos de certa forma encorajar os nossos animais para que eles sejam mais comunicativos, isso reforçará a confiança do animal perante o dono e certamente a comunicação.

 

A cauda ou rabo do gato

Os gatos comunicam com os humanos usando a linguagem felina, e a sua cauda e um elemento fundamental nessa comunicação.

 

Uma cauda ou rabo agitado implica uma alta excitação para o animal as vezes causados pela brincadeira ou a raiva. A cauda oscilante acusa o ataque ou perigo eminente.

 

Se o seu gato estiver com o corpo em baixo as pernas curvadas e um olhar atento, olhe em diante que ele esta prestes a atacar, momento oportuno para direcionar a sua energia para algum brinquedo ou algo que lhe possa chamar atenção.

 

” OS Hábitos estranhos dos gatos “

Aproveite para entender os vários comportamentos que o seu gato/a possa ter, e é certo que aprenderá a lidar e cuidar melhor do seu animal de estimação, mais sobre animais de estimação aqui.

Dinâmico, empreendedor, formado em redes de computador, gosta de abraçar novos desafios, procura por aprendizagem constante, e a tecnologia faz certamente parte do seu dia a dia.