Saiba Como Corrigir o Erro Establishing a Database Connection no WordPress

erro establishing a database connection

O erro establishing a database connection no wordpress é um problema muito comun e discutido no seio da comunidade wordpress, por ser um erro relacionado com a base de dados, no momento da instalação do wordpress é relativamente fácil de se enganar e causar este erro.

 

Também é relativamente fácil de solucionar, neste artigo irei partilhar algumas das possíveis causas desse mesmo erro e também as possíveis soluções.

 

Vou começar por indicar alguns locais na vossa instalação do wordpress onde podem verificar e corrigir este erro. Primeiramente precisamos de localizar os ficheiros do site, dependendo de como tenham hospedado o site ou de como tenham organizado o ambiente de desenvolvimento do vosso projeto, precisam de localizar a raiz da instalação do site wordpress.

 

Correcção do erro stablishing a database connection no wordpress localmente

Se estiver a trabalhar localmente, vou assumir que tenha instalado um dos servidores locais PHP para desenvolvimento de aplicações como por exemplo o Xampp, Mamp, EasyPHP ou o WampServer.

 

Encontre o diretório de um dos servidores que tiver instalado, procure pela pasta htdocs ou a pasta www, são diretórios onde fica os ficheiros do site.

 

Uma vez na pasta htdocs ou www, vamos localizar a pasta do projecto e dentro desta pasta estarão todos os ficheiros do site, vamos agora a procura do ficheiro wp-config.php. Abram este ficheiro com o vosso editor preferido e procuram pela secção onde diz MySQL settings.

 

Nesta secção vão reparar que existe algumas constantes do PHP definidas como DB_NAME, DB_USER, DB_PASSWORD, DB_HOST e mais, são nestas configurações que costuma residir as causas do erro (error stablishing a database connection) no wordpress.

 

Na maior das hipóteses o erro esta numa destas constantes definidas, tente perceber qual será e corrigir o erro. Depois da correção volte ao seu website e faça um refresh no seu browser de preferência e veja se foi bem-sucedido na correção do erro.

 

Correcção do erro establishing a database connection no wordpress em servidores online ou shared hosts

Basta aceder ao painel central do seu shared host, na secção pastas clique em gestor de ficheiros e depois na pasta do projeto, uma vez dentro da pasta do projeto procure pelo ficheiro wp-config.php.

 

Abra o ficheiro wp-config.php e procure pelas definições do MySQL settings, corrija os possíveis erros ai encontrados nas constantes do PHP que definem o nome da base de dados, o utilizador da base de dados, a password e o host.

 

Provavelmente feito a correção dos campos acima mencionado conseguirá resolver o erro establishing a database connection connection.

Importante não esquecer de guardar as alterações feitas no ficheiro wp-config.

 

Veja também a solução para o erro 500 Internal Server Error Em WordPress aqui

Dedicado a família, dinâmico, empreendedor, com formação em redes e programação computacional, gosta de abraçar novos desafios, procura sempre aprender mais e o mundo tecnólogico faz parte do seu dia a dia.