Emprego de sonho nas Ilhas Maravilhosas São Tomé E Príncipe

Ultima actualização em 19-Outubro-2018

Emprego de sonho, São Tomé e Príncipe teve a sua independência em 1975 e desde então tem vindo a lutar para o desenvolvimento de uma economia estável e consequentemente pela melhoria de vida do seu povo.

Hoje o país conta com uma população que ronda cerca de 200 mil habitantes, onde os jovens são a maioria, trabalhar e viver em São Tomé e Príncipe e ter a esperança de encontrar um emprego de sonho é uma ideia quase nula, pelo desconhecimento do seu significado.

Ora vejamos:
O país em 4 décadas de governação desde a sua independência, nunca se estabilizou financeiramente e tem vivido as custas dos apoios dos seus parceiros internacionais.

No que concerne a Governação, as Politicas de incentivo e a criação de valores que possam impulsionar a economia tem sido muito desfavorável a população, levando o desemprego nas ilhas a níveis muito fora do normal ou aceitável.

O desenvolvimento humano e a capacidade de gerar e criar meios e soluções que possam ajudar no retomar da estabilidade cultural e económica têm sido deixado a quem e a sorte dos que procuram fazer alguma coisa.

A relação do PIB em São Tome e Príncipe nos últimos anos.

Produto interno Bruto em São Tomé e Príncipe entre 1999 e 2017

O crescimento do produto interno bruto (PIB) tem sido relativamente estável desde 2009, mas o crescimento depende em grande parte das despesas do governo, contudo a sua ajuda não tem contribuído significativamente para a diminuição da pobreza. 

O PIB cresceu a uma taxa média de 4,5% entre 2009 e 2016, com desaceleração moderada desde 2014.

A produção agrícola declinou desde a independência em 1975 e já não é a principal alavanca de crescimento económico. Todavia, os produtos agrícolas, especialmente o cacau, constituem a maior parte das exportações do país.

Além disso, o turismo é uma vantagem comparativa natural para STP e já constitui uma importante actividade económica.

 

Emprego de sonho, PIB

Os melhores impulcionadores de emprego em São Tomé e Príncipe

Turismo

O turismo em stp tem sido um dos pilares do desenvolvimento económico, sócio cultural e político do País.

Com mais de metade da população virada para o desenvolvimento dos pequenos negócios ligados ao turismo, existem um número considerável de ofertas hoteleiras e acomodações para diversos gostos e valores que podem ser encontrado em São Tomé e Príncipe.

Esse fenómeno de qualquer modo tem impulsionado imenso quer na criação de novos postos de trabalho como também nas ofertas a nível de serviços para os turistas, mas sempre longe da ideia do emprego de sonho.

Algumas Vantagens do turismo para o País

  • Aumento do numedo dos voos diários para São Tomé
  • Aumento de investimentos nas infra-estrutura ligadas a sectores como da Saúde, Educação, Comunicação e Transporte.
  • Beneficio no sector da importação e a exportação  de produtos e serviços ligados ao turismo.

Como também alguns avanços no sector económico apoiado pelo Fundo Europeu através de linhas de créditos com vista á criação de novos postos de emprego, impulsionando assim a educação ambiental, práticas culturais e históricas, permitindo um desenvolvimento mais integrado e qualificado da população.

A CST ( Companhia Santomense de Telecomunicações)

Companhia Santomense de Telecomunicações (CST) é uma operadora de telecomunicações que oferece soluções fixas e móveis para os segmentos de mercado Particular e Empresarial, sendo assim o líder no mercado de São Tomé e Príncipe.

A mesma Procura assumir uma postura e ética perante os seus interlocutores adotando uma atitude participativa na sociedade santomense, passando valores e conhecimentos explorando os seus produtos e serviços.

A CST em são Tomé e Príncipe tem sido um dos maiores empreendedores de jovens embora grande parte dos postos de trabalho surgem em jeito de trabalhado por conta própria o que traduz muita das vezes em situações precárias e vendas ambulantes como soluções de empregabilidade.


Outras Formas de conseguir emprego de sonho em São Tomé E Príncipe

Agricultura, Pecuária

Desde sempre uma das grandes actividades económicas e o motor da economia santomense tem sido o trabalho agrícola, actividade essa, que hoje se encontra muito desfavorecida por falta de incentivos na verdadeira formação de pessoas e elementos adequados que podem traduzir em dobras por parte da agricultura proporcionada no País.

Entende-se por Agricultura como um conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.

No que tange a Pecuária destacamos que a mesma corresponde a uma actividade económica voltada para a criação de gado em áreas rurais, com finalidade de produzir alimentos para o consumo humano e outras matérias primas, sendo considerada uma das mais antigas actividades da humanidade.

Em  STP vê-se muito a agricultura familiar que é realizado por pequenos proprietários rurais tendo como mão de obra  essencialmente o núcleo familiar.

O sector rural em São Tomé e Príncipe inclui a agricultura, silvicultura, pecuária e pescas , sendo que a pesca é o segundo maior sector produtivo do País.

A sua contribuição para o PIB é de 22%, a sua importância é evidente pelas suas potencialidades económicas e também, pela população que dele depende directamente, estimada em mais de 50% do total do País. É igualmente nas zonas rurais que se concentra uma grande percentagem da população pobre, o que torna o desenvolvimento rural indispensável para se alcançar a segurança alimentar e reduzir a pobreza.

As características

  • STP é rica em recursos naturais, contendo bom potencial para o desenvolvimento agrícola, pecuária e pesca,
  • Boa qualidade de solo,
  • Temperatura média próxima a 25ºc,
  •  A Dupla insularidade do Príncipe a um efeito positivo sobre o ambiente que foi preservada e esta região é rica em potencialidades

Principais Obstáculos

  • Défice de infraestruturas socio- económicas de base (rede de irrigação, mercados, transporte);
  • Deflorestação acelerada pela utilização de madeira para construção e energia doméstica;
  • Insuficiência de recursos financeiros para exploração de terras;
  • Baixa fertilidade do solo em certos lugares
  • Investigação agrícola insuficiente

Obstáculos Pecuários

  • Problemas sanitários
  • Fragilidade do sistema alimentar
  • Legislação/regulamentos
  • Infraestruturas
  • Formação – investigação e desenvolvimento
  • Crédito
  • Assistência técnica
  • Gestão

Produção Agrícola [cacau] em Toneladas

Culturas2010201120122013
cacau convencional23001.895,61.698,51.383,7
Cacau Biológico483,7493,7558,0
910,0
Café0,0845,35,92,0

Produção de Cultura Alimentares em Toneladas

Culturas2010201120122013
Banana Prata61.849,083.044,080.990,0967.960,0
Banana Pão57.275,075.135,083.305,0290.270,0
Matabala 24.693,027.144,030.728,0238.105,0
Mandioca25.039,041.206,034.075,062.865,0

Produção pecuária em toneladas

Espécies/
carne
20092010201120122013
Carne de Aves260365365338385
Suinos320308340360361
Caprinos2,72,65,914
ovinos1,41,540,51,6
Bovinos6,46,1912,515

Algumas dicas para ajudar na busca do emprego de sonho

  • O que queremos realmente
  • Estar preparados
  • Nunca desistir
  • Nunca ter medo
  • Confiança
  • Fazer um plano

O que queremos realmente

Antes de tudo devemos conhecer a nós mesmos visto que o auto-conhecimento é muito importante para essa fase.

Devemos conhecer os nossos valores, como gostamos de trabalhar e o que gostaríamos de fazer mesmo que nunca fossemos pago para isso.

E por ultimo devemos procurar por ofertas de emprego e empresas que estejam relacionadas com os nossos gostos e interesses.

Estar preparado

Devemos saber em que área somos bons para candidatar-mos e se não temos formações suficiente, procuremos colmatar essa lacuna.

O CV deve estar em dia e procuremos formações e cursos que o possam nos ajudar a tornar num especialista na matéria. Os livros também podem nos ajudar.

Nunca desistir

Devemos lembrar que desistir é para os fracos, ao passo que os fortes vêm um obstáculo como uma oportunidade para crescer porque o que não nos destrói nos torna mais forte para a próxima conquista.

Nunca ter medo

Devemos sempre lembrar que o medo nos amarra ou seja o medo nos impede de jogar de cabeça naquilo que realmente gostamos devido as circunstância a nossa volta.

Confiança

Temos que confiar em nós mesmos, ou seja, temos que estar ciente que somos capazes e que os obstáculos existem e se por algum motivo a primeira tentativa falou isso não será o motivo de recuarmos mas sim de prosseguirmos rumo ao alvo.

Fazer planos

Estabeleça os seus objectivos tendo em conta tudo o que foi aqui escrito anteriormente.

Considerações Finais

Concluo que o emprego do sonho é todo o trabalho que fazemos com prazer, satisfação, alegria,  buscando apenas a excelência do que fazemos.

 Não se esquecendo que quem cria o emprego de sonho é você, digo que esta ilha verdejante esta cheia de oportunidade para aqueles  que querem realizar um sonho de construir aqui uma empresa. 

Estudante Universitária na área de ciências e económica empresarial pela Universidade Lusíadas de São Tomé e Príncipe, gosto de novos desafios e a aprendizagem constante é um deles.