Saiba Como Corrigir o Erro 500 Internal Server Error Em WordPress

500 internal server error

500 Erro interno do servidor ou 500 internal server error, é um erro normalmente nas plataformas wordpress e na maioria das vezes são causados por ficheiros danificados, falta de permissão de leitura, de escrita nos servidores ou até mesmo interferência de alguns plugins com baixa qualidade a nível de códigos. Irei vos mostrar a seguir como poderão solucionar esse erro na vossa instalação wordpress seguindo alguns métodos.

 

O 500 internal server error também pode acontecer quando existe algum problema com o servidor (Host) aonde o site se encontra alojado, ou com o sistema de arquivo do site, mas provavelmente no diretório principal onde estão todos os ficheiros do site wordpress.

 

Antes de começar seria bom que fazer o backup do site antes de tentar qualquer uma dessas soluções aqui apresentadas, caso algo inesperado aconteça terá sempre como repor os ficheiros do site sem grandes dores de cabeça.

 

A criação de um novo ficheiro .htaccess para corrigir o erro 500 internal server error

Uma das causas desse erro é o arquivo .htaccess corrompido, ele pode se tornar corrompido depois de uma instalação de plugin ou de alguma alterações no feita no site. A correção é simples, basta criar um novo ficheiro .htaccess no diretório principal do site wordpress.

 

ftp-client-img

 

Utilizando um Cliente FTP como o FileZilla, aceda ao seu servidor onde estará os ficheiros do site, confirme a presença das pastas wp-admin ou wp-content no diretório aonde se encontra, estas duas pastas são a confirmação de que esta no sítio certo, agora procure pelo ficheiro .htaccess no mesmo diretório, repare que o mesmo pode estar oculto, se assim for na barra de navegação do Cliente FTP clique no menu servidor e depois em mostrar forçadamente os ficheiros ocultos.

 

Uma vez encontrado o ficheiro .htaccess renomeio para .htaccess.bak e logo de seguida crie um novo ficheiro .htaccess, volte para área de administração do WordPress clique em opções e depois em ligações permanentes e no fundo da página clique em salvar alterações e verifique se o 500 internal server error foi corrigido.

 

Se o problema persistir então poderá ser outra causa comum deste mesmo erro que é o excesso do limite de memória em servidores PHP, geralmente ocorre devido a plugins com codificação incorreta sendo executado no seu site, ou o uso de muitos plugins faz com que se ultrapasse os limites de memória do servidor PHP definido pelo provedor de hospedagem.

 

Neste caso basta localizar o ficheiro wp-config no diretório de raiz da sua instalação, abra o mesmo com o seu programa de edição preferido e adicione a seguinte linha de código.

define('WP_MEMORY_LIMIT', '64M');

Uma vez adicionado esta linha de código, grave o ficheiro e veja qual o resultado.

Desativação de plugins para resolver o erro 500 interno do servidor

 

500 Internal Server Error

 

Aceda a área de administração do WordPress, no menu do lado esquerdo clica em plugins e desative todos os plugins, caso não consiga aceder a área de administração do wordpress, utilize o Cliente  FTP para aceder ao servidor, diretório onde tem os ficheiros do site, abra a pasta wp-content localize a pasta plugins e altere o nome da pasta para plugins.teste.

Este processo desativará todos os plugins e ajudará a perceber se o problema esta relacionado com a instalação de alguns dos plugins que tenha instalado.

 

Caso a desativação dos plugins não tenha resultado,  pode verificar as permissões dos arquivos no diretório de instalação do wordpress, as pastas devem ter a permissão de 755 e os ficheiros 644, no caso das permissões o wordpress pode esta configurado para fazer as atualizações automáticas e substituir os ficheiros de instalação inicial alterando assim as permissões das pastas e dos ficheiros.

 

Em hipótese de não funcionar nenhuma dessas soluções considere contactar um webmaster

Dedicado a família, dinâmico, empreendedor, com formação em redes e programação computacional, gosta de abraçar novos desafios, procura sempre aprender mais e o mundo tecnólogico faz parte do seu dia a dia.